Tuesday, December 15, 2009

Cimeira de Copenhaga




Está a decorrer em Copenhaga a United Nations Climate Change Conference de 7 a 18 de Dezembro.

As semanas não têm sido pacíficas, e no último sábado, dia 12 Dezembro, durante uma impressionante manifestação de rua que decorreu na capital da Dinamarca , reunindo entre 30.000 a 50.000 activistas e ambientalistas vindos de diversos países, vários actos de violência fizeram com que a polícia dinamarquesa montasse fortes dispositivos de segurança que culminou com a prisão de algumas centenas de manifestantes.

Os activistas reuniram-se a partir das 13H locais e marcharam em direcção ao Bella Center, local onde decorre a Cimeira sobre as alterações climáticas.

A Quercus está representada em Copenhaga. Poderás seguir todas as notícias no blogue oficial dedicado à cimeira.





Em todo o mundo decorreram actos pacifistas. Mais de 130 países uniram-se em vigílias à luz das velas por um verdadeiro tratado na Cimeira de Copenhaga.


Ponte D. Luís, Porto (Portugal)

Em Portugal, tiveram lugar vigílias em Lisboa e no Porto. Do mesmo modo, activistas da organização não governamental 350.org sobre a qual já escrevemos aqui a propósito do "Dia de Acção Climática" manifestaram-se pacificamente sob a Ponte D. Luís, no Porto.

 

Photo Credit: Carl Ganter/350.org

Over 100,000 people gathered in the streets of Copenhagen for a candlelight march in largest climate protest to date.


This was one of over 3,000 events around the planet calling on world leaders to produce a fair, ambitious, and binding climate change agreement in Copenhagen this week.


source: 350.org





On this video, you can see some details behind the conference, such as translation system.

Geração 'green'
15.12.2009

Creative Commons License

No comments: