Wednesday, February 23, 2011

Terramoto na Nova Zelândia




Mark Mitchell | New Zealand Herald | AFP 

A Nova Zelândia está a viver momentos muito trágicos depois do tremor de terra de magnitude 6,3 que se abateu sobre a cidade de Christchurch, a segunda maior do país, no sábado, dia 19 Fevereiro 2011.

Inicialmente, o primeiro-ministro John Key deu conta de 65 mortos. Mas, todos os dias as notícias apresentam novo número de mortes, mais de 75, e 300 desaparecidos.

No coração da cidade, considerada uma 'pequena Inglaterra', com os seus edifícios históricos, ruiu a torre da catedral de Christchurch, monumento construído entre 1864 e 1904. 



Foto: David Wethey | AP


O primeiro minuto do "dia mais negro da Nova Zelândia", nas palavras do primeiro-ministro John Key, começou sábado, dia 19 Fevereiro, às 12h51 (23h51 em Portugal), quando a cidade de 390 mil habitantes foi abalada por um sismo com epicentro a cinco quilómetros de distância e a apenas quatro quilómetros de profundidade, de acordo com o Instituto de Geofísica norte-americano. 

Os tremores secundários prosseguem na localidade e ameaçam os moradores e os imóveis já atingidos.



Foto: NZPA, David Wethey | AP

Os edifícios de vários andares desmoronaram-se como baralhos de cartas, enormes pedaços de paredes caíram e esmagaram automóveis. Abriram-se fendas no pavimento das ruas, pontes colapsaram, linhas férreas distoriceram-se e grande parte da cidade ficou sem água, luz e redes de telecomunicações.




Foto: Kirk Hargreaves/Christchurch Press/Reuters

Dezenas de pessoas saíram dos escritórios pelas janelas, com a ajuda de cordas, e colegas de trabalho transformaram-se em socorristas, retirando outros de edifícios em risco de ruir, levando-os às costas ou nos braços, por cima de cacos de vidro e ao som de buzinas de carros. 

Bombeiros e equipas de salvamento tentam salvar o maior número de pessoas presas entre os escombros.

O Japão enviou uma equipa de 70 pessoas que estão já em campo a apoiar as buscas entre as ruinas.

A Nova Zelândia, situada entre as placas tectónicas do Pacífico e indo-australiana, regista em média mais de 14 mil sismos por ano; apenas cerca de 20 ultrapassam a magnitude 5.


Photo: James Reader Barbadoes St Catholic Cathedral

Debris crush a car outside the Christchurch Catholic Cathedral after an earthquake rocked Christchurch, New Zealand, Tuesday, Feb. 22, 2011. The 6.3-magnitude quake hit at the height of a busy workday, toppling tall buildings and churches, crushing buses and killing dozens of people in one of the country's worst natural disasters.

Rescue workers pull people out of a building damaged by Tuesday's earthquake in Christchurch February 23, 2011. New Zealand rescuers pulled survivors out of rubble on Wednesday 24 hours after a devastating earthquake in Christchurch as the death toll climbed to 75, with many dozens still trapped inside collapsed buildings. 

Read here

Geração 'Green'
23.02.2011

Creative Commons License

Referências:




No comments: