Sunday, October 02, 2016

Lince Ibérico : Vamos ter uma moeda de colecção com Lince Ibérico



Moeda 'Lince Ibérico' Portugal
http://static.globalnoticias.pt/

O Banco de Portugal informou, dia 26 Setembro, que no dia 12 de Outubro 2016, uma moeda designada Lince Ibérico, com o valor de cinco euros, vai ser posta em circulação.

Trata-se de uma moeda de colecção em liga de cuproníquel e integra a série Espécies em Vias de Extinção. Terá uma emissão prévia de 2 500 elementos. Da autoria do escultor Luís Valadares, pesa 14 gramas e tem 30 milímetros de diâmetro

.



Tem desenhado um Lince Ibérico, um animal que se encontra em risco de extinção.

A distribuição da moeda ao público será efectuada através das instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal.

"A preservação do meio ambiente e da diversidade biológica do planeta é algo de fundamental para o futuro da Humanidade. No sentido de sensibilizar a comunidade para esse problema, julga-se da maior importância a participação de Portugal numa série internacional de moedas comemorativas, em conjunto com vários países do continente americano e a Espanha, alusiva às “Espécies em via de extinção”.

Moedas Comemorativas 



Moeda O Lobo, 1994
escultora: Isabel Carriço e Fernando Branco
Espécies em Extinção

Já o Lobo Ibérico tinha merecido igual destaque na mesma colecção Espécies em Extinção

Já dedicámos vários posts a estas duas espécies em vias de extinção. Primeiro ao Projecto Lobo em SOS Lobo Ibérico (2012) e mais tarde ao Projecto Lince Ibérico em Lince Ibérico de novo em Portugal (2014) e Já andam em liberdade Linces Ibéricos (2015), Já há 16 Linces Ibéricos a viver em Portugal (2016) e Lince Ibérico em Portugal: crias nascidas em liberdade (2016).





Crias Lince Ibérico
créditos: DR

Foi notícia em Junho 2016, após cerca de um mês de seguimento fotográfico, que a ninhada da fêmea Lagunilla, libertada em 2015, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho de Mértola (Beja), é composta por quatro crias e não por três como inicialmente se pensava, referiu o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em comunicado.

A ninhada de Lagunilla foi a segunda detectada no Parque Natural do Vale do Guadiana, a 12 de Maio deste ano, uma semana depois de ter sido confirmada a primeira, de uma cria, de Jacarandá, a primeira fêmea solta em Portugal, a 16 de Dezembro de 2014. 

Desde Dezembro desse ano, quando começou a libertação de exemplares de lince ibérico em Portugal, já foram libertados 19 animais na natureza, no Parque Natural do Vale do Guadiana, no âmbito do projecto e nas duas épocas de reintrodução, mas só 17 estão vivos, após a morte de duas fêmeas.

A soma dos 17 linces ibéricos libertados e vivos e das cinco crias nascidas no Parque Natural do Vale do Guadiana perfaz um total de 22 exemplares da espécie a viverem livres na natureza em Portugal.

Infelizmente, Kentaro, um lince ibérico que nasceu em 2013 em Silves, no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, foi encontrado morto sábado passado, dia 15 Outubro 2016, depois de ter sido atropelado no concelho da Maia.


Actualização: A moeda Lince Ibérico foi hoje, dia 15 Novembro 2016 apresentada em Mértola, no Cineteatro Marques Duque.





Lince Ibérico Portugal
créditos: National Geographic Channel Portugal
The Bank of Portugal informed, on the 26 September, that on 12 October 2016, a coin called Iberian lynx, with the value of five euros will be put into circulation.

Update: The Iberian lynx coin was presented today November 2016.

The coin is a part of the collection Endangered Species and it's a coin for collectors from de same collection of the Iberian Wolf coin.

Since the first Iberian Lynx released in Portugal  in 2014, this year, 2016 there is already 22 Iberian Lynx free in Portugal.

Now, we know that Kentaro, the Iberian lynx realesed in 2014, has been found last saturday, 15 October, hit by a car.

Geração 'green'

02.09.2016

actualizado: 15.11.2016

Creative Commons License

No comments: