Sunday, May 14, 2017

Rota das Árvores : Porto e sua história através das árvores







Rota das Árvores do Porto


Somos apaixonados pela biodiversidade. Este blog é prova evidente desse sentimento que nos une.
Pois bem! O Porto tem  um programa mesmo a nosso gosto. O projecto Rota das Árvores do Porto. Uma inicitiava que quer dar a conhecer aos habitantes do Porto e a quem visita a cidade,  as “árvores mais imponentes da cidade”: nos Jardins do Palácio de Cristal, Cedofeita, Campanhã, Santo Ildefonso, Arrábida e Campo Alegre.


Rota das Árvores do Porto


Foi lançada a 2ª Edição da Rota das Árvores do Porto. A primeira visita decorre já no próximo dia 27 de Maio e promete leva-nos a conhecer as “Árvores do Romântico”. 
As inscrições para a primeira visita abriram dia 12 de Maio às 9h00. São gratuitas.
A Rota das Árvores do Porto tem como objectivo a divulgação e potenciação educativa e turística dos recursos naturais e culturais existentes no território do Município do Porto.
Traduz-se num conjunto de 5 visitas temáticas a jardins históricos, a dinamizar entre Maio e Novembro de 2017.
Nesta edição, as visitas centram-se na exploração das árvores de interesse público do Porto (classificadas ou em classificação). 



Rota das Árvores do Porto

Serão percorridos alguns dos núcleos onde estas árvores estão presentes acompanhados pelo Arquitecto Paisagista João Almeida que, além de apresentar as árvores, fará o enquadramento histórico dos espaços onde estão instaladas e da evolução da paisagem do Porto.
Especialistas, como o arquitecto paisagista acima mencionadp, explicarão todos os detalhes que, a olho nu nos poderiam escapar. O visitantes/ participantes terão oportunidade de se maravilhar com a imensa biodiversidade existente na cidade, desconhecida da grande maioria.
O programa está dividido em cinco rotas, com paragem obrigatória nas árvores mais imponentes da cidade


Rota das Árvores do Porto
Cedros/ Palácio de Cristal
creditos: © Paulo V. Araújo
O primeiro passeio está marcado para 27 de Maio sob o mote Árvores do Romântico e vai levar os visitantes à descoberta de cedros, araucárias, metrosíderos e palmeiras do Palácio de Cristal, um dos mais antigos núcleos verdes da cidade que rodeia outros dois jardins, os da Casa Tait e o do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, voltado para o rio Douro.



Tulipeiros da Virgínia
créditos: CMP
Teixos, araucárias, ginkgos e metrosíderos serão os protagonistas do mês de Junho, com os tulipeiros da zona oriental da cidade, na Campanhã e Santo Ildefonso a ser as estrelas de Julho. 
O programa continua depois do Verão, em Novembro, com as árvores da Arrábida e os fantásticos exemplares da Rua do Campo Alegre que são lindíssimos, com o Jardim Botânico por perto.




Árvore do Porto
créditos: Autor não identificado 
via Creative Commons
Para a Câmara do Porto, responsável pela iniciativa, o objectivo é dar a conhecer o imenso património natural da cidade, ao mesmo tempo que se permite ao visitante fazer uma ponte entre a herança natural da cidade com o património cultural.
No Porto há 238 árvores classificadas como “interesse público”, ou seja por lei estão protegidas com os mesmo direitos que alguns dos mais importantes edifícios da cidade. 






Rota das Árvores do Porto

E o que torna estas árvores tão peculiares? A idade, porte, estrutura, raridade, história ou factos culturais são apenas alguns dos factores que fazem destas palmeiras, araucárias, tulipeiros, metrosíderos e plátanos árvores excepcionalmente especiais.

Ver todas as actividades da Rota das Árvores do Porto, datas das iniciativas e respectivas datas para Inscrições






Rota das Árvores do Porto



Como Participar:

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, estando limitadas a 30 vagas. São realizadas unicamente através do Formulário de Inscrição.
O período de inscrição inicia exactamente na data e hora definida para cada visita (ver no descritivo) e encerra quando forem preenchidas as vagas (ou 48 horas antes da realização de cada visita).
A inscrição é individual. Não serão aceites inscrições em grupo.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. A confirmação da participação (ou não) será remetida por e-mail até 72 horas depois de submissão da sua inscrição.
Quando o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis será criada uma lista de espera.
Se quiser ser informado(a) sempre que abrirmos as inscrições para cada nova visita da “Rota das Árvores do Porto” deixe aqui o seu contacto.





Porto, Portugal
Palácio de Cristal gardens
credits: Ana Rita
If you are visiting Porto, Portugal, you love trees and biodiversity, you can participe at the programme Rota das Árvores do Porto. Five thematic visits to historic gardens of the city, from May to November 2017.

Visit the website and join one of this visits. Inscriptions will be accepted individually not a group.

Geração 'green'

14.05.2017

Creative Commons License


No comments: