Sunday, November 18, 2012

Borboleta-azul: reserva em Portugal





Borboleta-azul | Portugal

Fotografia: autor não identificado

Sabem como gostamos de preservação das borboletas em Portugal. Lembram o nosso projecto Dia B Dias das Borboletas.

Dos vários textos de escrita criativa desenvolvidos como uma das actividades, o texto Que Cor Queremos para o Mundo da nossa colega Leonor é sem dúvida o mais visitado. Esperemos que não copiado... Trata-se precisamente de um texto sobre borboletas.


Por isso, aqui estamos de novo a falar de borboletas. Mas esta merece um destaque especial. Estamos a falar da borboleta-azul.




Borboleta-azul | Portugal

Fotografia: Público (sem autor identificado)


A borboleta-azul, uma borboleta rara no nosso país, é protegida a nível europeu,  e tem agora uma reserva em Portugal. 

A Quercus adquiriu um terreno de 3.500 metros quadrados, em Castro Daire, para preservar esta espécie que conta com a colaboração das formigas para sobreviver. 
A nova micro-reserva está situada na Serra de Montemuro, no norte do país, onde foi recentemente identificada uma população da espécie, rara em Portugal actualmente, sendo considerada uma espécie quase ameaçada de extinção.

Esta população da Serra de Montemuro, que está agora ser objecto de protecção, foi descoberta pelo Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, organização com a qual a Quercus tem um protocolo de cooperação.

Mas, no verão, entre Julho e Agosto, centenas de pequenas borboletas-azuis invadiram os lameiros do Alvão. Durante vários meses, as borboletas viveram debaixo da terra, em formigueiros, sob a forma de lagartas. Prontas para voar deixaram o seu esconderijo. 



Borboleta-azul | Portugal

Fotografia: Dinis Cortes


Portugal é o limite-sul da borboleta-azul - 'Phengaris alcon' anteriormente conhecida como 'Maculinea alcon', que se espalha pela Europa.

Até há pouco tempo, a distribuição populacional da rara e ameaçada borboleta-azul.

Em 2011, foi encontrada uma nova população na serra de Montemuro e a Quercus criou uma micro-reserva para a ajudar a sobreviver, como já referimos.

No Verão passado, os trabalhos de campo revelaram novas surpresas. 

"Durante os trabalhos de preservação dos lameiros e das turfeiras (no âmbito do projecto Life Higro) foram encontradas novas populações de borboleta-azul em Afonsim, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, e na serra d'Arga"

Paulo Lucas, Grupo Quercus 
(responsável pela iniciativa)

Esta descoberta foi, na sua opinião, uma boa notícia. "O projecto, que começou em Setembro de 2010 e terminará em Dezembro de 2013, não é dirigido unicamente à borboleta-azul, mas pretende conservar e restaurar habitats prioritários, reconhecidos pela União Europeia, e que estão em perigo de desaparecer com o aumento das temperaturas", contou ainda. "Mas a borboleta-azul é extremamente importante. É um indicador fundamental da boa qualidade destes habitats", acrescentou.
A estratégia de sobrevivência da borboleta-azul é, talvez, a mais surpreendente de todas as 135 espécies de borboletas diurnas conhecidas em Portugal, segundo explica a Quercus em comunicado.

Os urzais-tojais e os cervunais, prioritários para a conservação da biodiversidade por parte da União Europeia, são os únicos habitats onde se encontra esta borboleta.

Em Portugal apenas são conhecidas populações da espécie no Parque Natural do Alvão e na Serra de Montemuro. 

New blue butterflies have been discovered in Portugal, an endangered specie of Portuguese butterfly at Montemuro mountain and Natural Park of Alvão, both in the north of Portugal.


Geração 'Green'

18.11.2012

Creative Commons License

Referências:

Descobertas novas populações da rara borboleta-azul

Borboleta-azul ganha reserva em Portugal

No comments: