Thursday, October 30, 2014

Caloiros Biologia UA plantam carvalhos Mata do Buçaco




carvalho alvarinho

Então, aqui temos uma exclente e cívica notícia, ligada de novo aos estudantes, com um objectivo ambiental. 
Com o arranque do ano lectivo no Ensino Superior, a praxe continua a gerar alguns problemas. Mas o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) encontrou uma maneira diferente de integrar os alunos do primeiro ano do curso de Biologia.


Caloiros Bilogia | Universidade Aveiro

A cada um dos 80 caloiros foi entregue um carvalho-alvarinho, com um ano de idade, que deverá ser cuidado e zelado até ao fim de Novembro, altura em que as pequenas árvores vão ser plantadas na Mata do Buçaco para comemorar o Dia das Florestas Autóctones.
O objectivo do Departamento de Biologia é fomentar a ligação à terra entre os futuros biólogos e contribuir para a preservação da floresta nacional, assegurando um legado futuro.



Mata Nacional do Buçaco

O projecto, intitulado “Biologia a Plantar o Futuro” está integrado na recepção aos novos alunos de Biologia da universidade e nesta primeira fase pretende reflorestar a Mata Nacional do Buçaco, que em Janeiro de 2013 perdeu cerca de 2.000 árvores devido ao mau-tempo.
“Ao ter uma planta florestal em casa, o aluno vai afeiçoar-se a ela e sentir a árvore como sua”, indica Milene Matos, bióloga da UA e fundadora do Serviço Educativo da Fundação Mata do Buçaco, refere o jornal online da UA. Os estudantes criaram inclusive uma página no Facebook – Álvaro – A Árvore da Praxe – onde vão descrevendo a experiência de tomar conta dos pequenos carvalhos.
A iniciativa decorre em parceira com a Fundação Mata do Buçaco, está a ser realizada no âmbito do Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats e decorrerá entre 17 e 25 de Novembro.

O projecto é financiado por fundos comunitários e tem como objectivo combater as espécies exóticas invasoras, uma das principais ameaças ao património natural da Mata.



Portuguese oak (Quercus robur)
http://criarbosques.files.wordpress.com/

The 80 new students of Biology at the University of Aveiro (UA) will plant 80 oaks at the Mata Nacional do Buçaco to celebrate the next International Day of the Autctone Forests, November 23.


New students in Biology faculty | UA

The initiative will be running in partnership with the Rainforest Foundation Buçaco, It is being held under the Bussaco's Recovery from Invasions Generating Habitat Threats that will run between 17 and 25 November 2014.


National Forest of Bussaco | Portugal

The National Forest of Bussaco is the most beautiful forest in Portugal. The Bussaco Forest lost 2.000 trees in 2013 due to extremely bad weather we had in Portugal, last winter.

This is a good civic project. We know the students will be proud of their oaks. Congratulations to the Biology Faculty of the University of Aveiro. 

Geração 'green'

30.10.2014

Creative Commons License

No comments: