Friday, November 20, 2015

Florestar Portugal & Dia da Floresta Autóctone 2015







De 21 a 23 de Novembro 2015 vamos pôr mãos à obra... plantando uma árvore autóctone! 

O lema é: "Vamos Florestar Portugal! E tu? Vais Ficar em casa?!" 

Os benefícios que as florestas proporcionam, não permanecem apenas no local onde as árvores se encontram. Ao afectarem de forma positiva os sistemas naturais globais, disponibilizam benefícios para toda a Humanidade.


A AMO Portugal pretende contribuir activamente e, nesse sentido, quer Aproximar da Floresta todos os cidadãos, especialmente os mais jovens! 

Assim, nos dias 21, 22 e 23 de Novembro vamos Florestar Portugal propõe  várias actividades que passam por:

  • Plantar árvores autóctones: Azinheira, Cerejeira-brava, Carvalho-português, Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Medronheiro, Zambujeiro, Sobreiro, Amieiro, Freixo, Borrazeira-negra, Salgueiro-branco, Ulmeiro, Amieiro, Freixo e Choupo-negro.

  • Recolher bolotas e semeá-las (em pacotes de leite, ou garrafas de plástico) e fazer um viveiro de plantas. Para o ano estarão prontas a ser plantadas).

  • Organizar um passeio pedestre para reconhecimento e identificação das árvores autóctones dos jardins e dos campos próximos.






"Vamos cuidar da nossa floresta, ela depende de nós e nós dependemos dela."

Lembras Vamos Limpar Portugal (2010)? É pois uma acção semelhante, mas, esta direccionada para a reflorestação.

Florestar Portugal 2014 foi um sucesso. Estamos certos que Florestar Portugal 2015 vai ultrapassar, já que o tempo se mantém ameno e propício a actividades ao ar livre, como esta.




Outras acvidades: 


  • Fazer o levantamento das árvores autóctones locais e identifica-las;
  • Plantar bosques de árvores autóctones;
  • Replantar árvores nos jardins das cidades;
  • Fazer passeios pedestres para identificação das árvores;
  • Para os mais velhos: fazer o mapa das árvores autóctones existentes no local onde vivem. 

O Florestar Portugal 2015 conta com a acção de voluntários na organização e na coordenação, esperando-se uma adesão massiva na sua concretização. 






Dia da Floresta Autóctone 2015


Esta actividade vem apoiar a celebração do Dia da Floresta Autóctone que tem lugar anualmente, no dia 23 Novembro 2015, apoiada pela Quercus e por Plantar uma Árvore.

A floresta autóctone constitui um património natural do nosso território pelo que tem uma grande importância.

Para além do valor intrínseco, a floresta autótoctone é relevante ao nível ambiental e ecológico, mas também a nível económico e social.






Iniciativas 2015:

Para conhecer as iniciativas em vários pontos do país visite aqui.


Recomendações gerais:

São necessários certos pressupostos, tais como vestuário, material apoio, como água, máquina fotográfica, entre outros. Consultar o site.





Nós participámos nas actividades do Dia da Floresta Autóctone desde 2008 coma dinamização da nossa professora de Português, na altura em que frequentávamos o ensino secundário.

O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido pela Quercus para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultâneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha. 

Foi criado como alternativa ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, celebrado inicialmente para os países do Norte da Europa que têm um clima muito diferente nesta altura do ano.

Geração 'green'

20.11.2015




Creative Commons License



No comments: